O queijo é um dos principais derivados do leite, sendo muito procurados, principalmente os industriais. Porém há um mercado ainda pouco conhecido que tem ganhado espaço entre os apreciadores de queijo os chamados queijos especiais.
Na Queijaria Serra do Bálsamo, localizada no interior de Goiás, a fazenda leva o nome da região a qual se encontra. Aqui, os queijos são mais que especiais, o preparo já começa no gado da fazenda onde há uma utilização de raças de gados especiais e cruzamentos que garantem uma melhor qualidade do leite, além de que há uma alimentação controlada desses animais.
O diferencial dos produtos da Queijaria Serra do Bálsamo além da massa bem temperada em cada tipo com sua particularidade, está na maturação que a exemplo dos queijos europeus é feita em uma caverna com cinco metros de profundidade abaixo da superfície tendo temperatura e umidade controladas.
Os queijos Serra do Bálsamo possuem o selo arte, que é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. O que evidenciam ainda mais o compromisso da queijaria com a qualidade de seus produtos.
O produtor João Vicente declara que no que diz respeito à qualidade dos queijos produzidos é uma prioridade, para que isso seja garantido existem alguns tipos de queijo produzidos em sua fazenda que levam até 150 dias para serem maturados e estarem prontos para o consumo.
Quer saber mais sobre esse mundo dos queijos? Continuem ligados em nossos conteúdos ou confira aqui o link da reportagem!
Comments